PT EN

Explorando as Potencialidades da Calculadora Gráfica no Ensino da Matemática

O objectivo desta acção de formação é explorar as potencialidades das calculadoras gráficas Texas Instruments (TI-82 Stats, TI-83, TI-83 Plus e TI-84 Plus) no ensino da Matemática. Destina-se a todos os professores de Matemática do 3º Ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário, embora também seja de grande utilidade para professores de Físico-Química.

Esta acção pode ser organizada segundo dois modelos distintos:

  • Curso de formação de 15 horas (5 sessões de 3 horas cada)
  • Oficina de formação de 25 horas (6 sessões de 3 horas e 2 sessões de 3h30 horas)

O programa é o mesmo em ambas as modalidades. Contudo, na oficina de formação a última hora de cada sessão (excepto da última) é passada a resolver exercícios práticos que servirão para avaliar o seu desempenho. Além disso, na oficina de formação a última sessão destina-se à apresentação de trabalhos realizados pelos formandos com os conhecimentos adquiridos ao longo do curso.

Programa:

  • Introdução à calculadora gráfica; notação científica e dígitos significativos; arredondamentos e precisão do cálculo.
  • Gráficos de funções e tabelas; determinação de máximos, mínimos e raízes; funções de zoom; traçado de derivadas de funções.
  • Gráficos de famílias de funções; gráficos paramétricos e polares; gráficos de sucessões definidas por termo geral ou por recorrência; convergência de sucessões.
  • Listas e estatística; introdução de dados em listas; operações matemáticas sobre listas; cálculos estatísticos a 1 e 2 variáveis e regressões; coeficiente de correlação.
  • Actualizações do sistema e aplicações Flash; gestão de memória; ligação de comunicações (a outra máquina e ao computador).
  • Apenas oficina de formação: realização de trabalhos em grupo.

Como frequentar esta acção de formação?

Esta acção de formação tem lugar, geralmente, nas instalações dos Centros de Formação das Associações de Escolas. Se estiver interessado em frequentá-la, deve contactar-me, bem como contactar o centro de formação a que pertence a sua escola, para que possa ser submetida para acreditação.