PT EN

Recolha de Dados com Calculadoras Gráficas

A utilização de sensores para aquisição de dados no laboratório assume uma importância crescente. São instrumentos de elevado valor pedagógico, pois permitem que as várias leis da ciência sejam descobertas pelos alunos, o que possibilita uma melhor aprendizagem e os alunos mostram um maior interesse pelas matérias abordadas.

Nesse sentido a calculadora gráfica surge como uma opção que é simultaneamente de baixo custo, não havendo a necessidade de adquirir equipamento informático para o laboratório e universal, pois são equipamentos de que os alunos do ensino secundário já dispõem.

Esta acção destina-se a professores de Matemática e Ciências do 3º Ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário. Ao longo da acção de formação são exploradas as potencialidades da calculadora gráfica Texas Instruments como instrumento de análise de dados, em conjunção com o interface CBL 2™ e o sensor de posição CBR 2™.

Organização da acção de formação: 6 sessões de 3 horas cada e duas sessão de 3h30 horas.

Programa:

  • Introdução aos sistemas de aquisição de dados baseados na calculadora gráfica Texas Instruments; Descrição das características do CBL 2, CBR 2 e dos vários sensores; Apresentação da aplicação de recolha e análise de dados Easy Data™.
  • Detecção automática de sensores; Configurações da recolha de dados; Estudo do arrefecimento de um corpo.
  • Recolha de dados em função de valores introduzidos pelo utilizador; Determinação da Lei de Boyle-Mariotte; Determinação do Norte magnético.
  • Modos especiais para células fotoeléctricas e detectores de movimento; Determinação da aceleração da gravidade (duas actividades distintas).
  • Recolha de dados usando múltiplos sensores em simultâneo e recolha de dados usando o trigger (accionamento automático); Determinação da velocidade do som e das segunda e terceira leis de Newton;
  • Realização e apresentação de trabalhos em grupo.

Nota: As actividades do programa foram seleccionadas pela facilidade da sua execução, pois requerem muito pouco equipamento adicional e a sua montagem é simples. Dependendo do perfil dos formandos a lista de actividades sugeridas pode ser alterada, de modo a se adequar às suas necessidades.

Como frequentar esta acção de formação?

Esta acção de formação tem lugar, geralmente, nas instalações dos Centros de Formação das Associações de Escolas. Se estiver interessado em frequentá-la, deve contactar-me, bem como contactar o centro de formação a que pertence a sua escola, para que possa ser submetida para acreditação.