PT EN

Introdução à Robótica

A robótica assume um papel fundamental nas nossas vidas, sendo cada vez mais comuns os equipamentos que utilizamos que envolvem noções de robótica. São também um excelente meio de dinamização de projectos na escola, requerendo conhecimentos ao nível da automação e controlo, sensores, programação e algoritmos.

O objectivo desta acção é a montagem e programação de um robot Lego® Mindstorms®. Os formandos serão divididos em várias equipas, cada uma com uma função específica no projecto. Pretende-se assim imitar a estrutura de uma empresa, num projecto que envolve várias pessoas com funções distintas, sendo o produto final o resultado de um esforço cooperativo em que todos são premiados ou penalizados pelo desempenho global.

Na fase de construção os formandos são divididos em 3 equipas:

  • Equipa de projecto: responsável por garantir que a montagem é executada de acordo com as especificações;
  • Equipa de logística: responsável por fornecer as peças e materiais necessários à equipa de produção, de acordo com as indicações da equipa de projecto;
  • Equipa de produção: responsável pela montagem do robot, em colaboração com a equipa de projecto.

Cada equipa tem um supervisor, que deve coordenar o trabalho da sua equipa e informar o líder do projecto, eu, dos progressos. Compete também ao supervisor ter reuniões frequentes com os supervisores das restantes equipas para planificar o trabalho.

Após construído o robot terá de ser programado para desempenhar a sua função. Nesta fase os formandos são divididos também em três equipas:

  • Equipa de projecto: responsável por desenhar os algoritmos que permitirão ao robot cumprir a sua função.
  • Equipa de programação: responsável pela implementação dos algoritmos desenhados pela equipa de projecto.
  • Equipa de testes e qualidade: responsável por testar o robot, encontrar erros e deunuciá-los às restantes equipas.

Nota: a programação dos robots Lego Mindstorms é feita no software LabView™. Trata-se de um ambiente de programação visual, não sendo necessários quaisquer conhecimentos de programação prévios.

Organização do curso:

  • Sessão 1 (3 horas): apresentação dos objectivos da acção de formação e atribuição das funções pelos formandos. Reunião de preparação entre os supervisores e o líder do projecto; reuniões de preparação das várias equipas.
  • Sessões 2 e 3 (3h cada): Construção do robot.
  • Sessões 4, 5 e 6 (3h cada): Programação do robot.
  • Sessões 6 e 7 (3h30 cada): Finalização do projecto, testes finais e apresentação oficial do robot.

Como frequentar esta acção de formação?

Esta acção de formação tem lugar, geralmente, nas instalações dos Centros de Formação das Associações de Escolas. Se estiver interessado em frequentá-la, deve contactar-me, bem como contactar o centro de formação a que pertence a sua escola, para que possa ser submetida para acreditação.